A Unipega é um membro do Conselho Green Building Council, ONG que promove o mercado de construção sustentável.
Ações e desenvolvimento de produtos baseados na sustentabilidade, para garantir o futuro do planeta.
O que é Green Building – e o que ele pode fazer por você
Green building é um edifício ou qualquer espaço ou ambiente que é construído pensando na sustentabilidade social, ambiental e econômica, desde a sua concepção, construção e durante a toda a sua operação. No Brasil, esse tipo de construção é certificado pela organização não governamental Green Building Council Brasil. De acordo com a GBCB, mais de mil construções já possuam certificação sustentável, o que deixa o Brasil na 4ª posição mundial.
A certificação dada pela GBCB, chamada de LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), avalia os investimentos e esforços sustentáveis que perpassam obras de eficiência energética e hídrica, gestão de resíduos, na qualidade ambiental de interiores e na inovação de processos. Para a GBCB, os benefícios de uma construção sustentável são inúmeros e percorrem valores econômicos, sociais e ambientais.
Benefícios
Entre os ganhos econômicos, a ONG cita a diminuição dos custos operacionais, a diminuição dos riscos regulatórios, a valorização do imóvel, o aumento na velocidade de ocupação e retenção de ocupantes, a modernização e uma menor obsolescência da edificação. Os benefícios são:
Ambiental
São levados em conta o uso racional e a redução da extração dos recursos naturais, a redução e o consumo eficiente de água e energia, o uso de materiais e tecnologias de baixo impacto ambiental entre outros.
Social
Melhora na segurança da saúde dos ocupantes, inclusão social e aumento do senso de comunidade, conscientização socioambiental, aumento da produtividade do funcionário alocado – devido ao crescimento da satisfação e do bem estar, entre muitos outros. No final das contas, seus colaboradores vão ter prazer em trabalhar com você e vão dizer isso aos quatro ventos, agregando valor à sua empresa.
Aos poucos, diversas empresas já estão se adaptando a essa exigência de mercado e investindo em construções sustentáveis. Elas instalam painéis solares, telhados verdes, adquirem máquinas e equipamentos mais modernos que gastam menos energia, realizam a reciclagem e destinação correta de todos os tipos de materiais, incentiva hortas comunitárias etc.